Marco Polo Del Nero intermediou acordo entre Fox e Globo

O presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Marco Polo del Nero (foto) intermediou o acordo entre Fox Sports e Rede Globo que deve movimentar o mercado de direitos de transmissão até o fim deste ano. Atualmente, as duas emissoras travam uma disputa por direitos na TV Fechada. O Fox Sports tem a Taça Libertadores da América e a Copa Sul-Americana, enquanto a Globo (leia-se Sportv) conta com o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e uma série de outras competições. O problema é que a matriz americana do Fox Sports também tem outros contratos que ameaçavam o poderio da emissora carioca.

Nos Estados Unidos, a Fox é a maior parceira do UFC. Já na América Latina, é ela quem detém os direitos de transmissão da Fórmula 1 para a maioria dos países. No Brasil, a Globo detém a primazia sobre esses eventos tanto na TV aberta quando na fechada. Em um futuro próximo, no entanto, a empresa americana ameaçava concorrer de maneira agressiva com os brasileiros pelos dois contratos, o que traria um prejuízo considerável à grade do Sportv, que já sofreu neste ano sem a Libertadores.

De acordo com o UOL Esporte, diante desse cenário a Globo decidiu buscar uma solução com o concorrente. Para tanto, procurou del Nero e pediu que ele ajudasse no primeiro contato com executivos da Fox. A tarefa do cartola não foi das mais complicadas: além de contar com a força de sua atual posição, ele é muito próximo de Edu Zebini, vice-presidente do Fox Sports e homem mais poderoso da empresa no Brasil.

A partir daí, os executivos começaram a se entender. A negociação começou com a Globo querendo trocar Libertadores e Sul-Americana por Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, mas viu a proposta ser recusada. Para se comprometer a não interferir nos acordos já existentes da rival com UFC e Fórmula 1, a Fox exigiu competições de peso, como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.

Os detalhes ainda estão sendo avaliados entre as partes, mas a conversa está adiantada e já existem minutas de contrato circulando dos dois lados. O ponto que ainda está em discussão é a maneira como as emissoras dividirão os direitos das principais competições envolvidas.

A tendência é que Fox Sports e Sportv tenham preferência na escolha das partidas por rodadas em Libertadores e Brasileirão, respectivamente. O formato, no entanto, não está definido, e os lados veem como avanço o fato de terem acesso jornalístico a todos os vídeos dos torneios. Isso permite que em programas da grade os diversos ângulos e replays possam ser explorados à exaustão, o que valoriza esse tipo de atração.

Indique seus profissionais e programas esportivos prediletos ao Prêmio Esporte e Midia 2012 .

-->

Postar um comentário

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Postagem Anterior Próxima Postagem