"

Colcha de retalhos, por Albio Melchioretto #25

Albio Melchioretto - colunista do Esporteemidia.com
albio.melchioretto@terra.com.br
@amelchioretto

Conta a história que mulheres rendeiras pobres do Vale do Jequitinhonha na ausência de renda para construir colchas começaram a usar pedaços retalhados. A junção das sobras dava forma aqueles que não podiam tecer o próprio aparato. Conto isto para dar início a coluna volta de férias. Neste primeiro escrito do ano não vou escrever um texto corrido, mas retalhar algumas poucas e boas acontecidas durante as férias. Não tenho um tema inteiro para alinhavar, mas vou juntar pedaços do que vi e ouvi nos últimos trinta dias de férias. Alguns pedaços selecionados, outros deixados de lado. Um aquecimento para o ano.

GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DO FUTEBOL: começo com uma dica de leitura. Recebi de presente a obra Guia Politicamente incorreto do futebol, livro escrito pelos jornalistas Jones Rossi e Leonardo Mendes Júnior, publicado pela LeYa Editora. A obra desmonta alguns clichês do futebol. Busca fatos desde o primeiro cartola, Charles Müller, até chegar as atitudes de Messi. Uma passagem histórica pelo futebol com humor e visões diferenciadas do esporte bretão, uma ótima dica de leitura.

SAI PVC ENTRA ALEX: A saída do PVC para o Fox Sports foi tratada como a saída de um camisa 10 depois de anos de clube. A chegada de Alex, aos canais ESPN, nem de perto repercutiu nas mídias sociais como a saída do antecessor. Alex é bem articulado e deve agradar aos fãs mais politizados do canal. Mas por ora sinto que ambos canais estejam a esconder os comentaristas. PVC após a peregrinação pela casa pouco se viu. Já os alguns, ‘chamem os comerciais!’

ROGER: Sem flores. Não me agradam seus comentários. Ele repete o que nos vemos. Seu papel não é de áudio-descrição. Comentarista precisa ir além e realizar uma análise mais apurada. Há ex-jogadores muito bons na função, mas não é o caso dele.

TV BARRACO ESPORTIVO: lamentável algumas posturas dos comentaristas Fox Sports. Ao apreciar um bom debate quero ver argumentos e boas ideias e não falas de botequim. Não é mais permitido atitudes destas na televisão. Juntos aos barraqueiros do Fox Sports entram também a “festa” que é o Mesa Redonda da TV Gazeta. Fujo destes programas, pois os mesmos urgem qualificar os debates. Falar o sobrenome do Milton Caraglio (jogador do Vélez) não pode, agora barraco. Tenha dó Fox Sports! O politicamente correto é uma grande incorreção.

CALENDÁRIO BEM-FEITO: ainda não o temos. Mas algumas iniciativas, graças ao Bom Senso FC, como um mês de janeiro inteiro permitem uma pré-temporada menos indecentes. Muitos amistosos e alguns até exóticos. Festa dos canais esportivos, até canal alternativo houve. Apenas senti falta do BandSports nesta brincadeira. Perguntar não ofende: que cargas d’água é o Campeonato Cearense no mês de janeiro?

TURNER SPORTS: bomba? Novidades? Notícias? Não sei, mas muita especulação sim. Ribamar a todo vapor! Nessas horas o grupo do site no Whats dá show. Volto a mencionar uma ideia já dita. Quando maior a oferta melhor. Somos nós espectadores que ganhamos. Torço pelo sucesso e vinda, se vier do Turner Sports, se for EI Max, se não mudar o nome... este detalhe é o menor, que vale é a diversidade. Posso ter um momento de fantasia? Gostaria que viessem para cá os canais esportivos de nosso Hermanos latinos: CMD (Peru); CDF (Chile); TyC (Argentina) e o internacional GOLTV. Sei que é fantasia e que não existe nenhuma especulação acerca de. Mas na diversidade saímos nós assinantes ganhando.

Por ora apenas retalho, semana que vem, coluna que vem, volto ao tecido único! Que o ano de 2015 seja repleto de conquistas e que cada um de nós, leitores do Esporte e Mídia possamos alcançar nossas metas e nos tornarmos ser humanos cada vez melhores.


Postar um comentário

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Postagem Anterior Próxima Postagem