Coluna do Albio Melchioretto #48: Precisamos de um tapete bem grande

Colunista também fala sobre a investigação da PF nos contratos de Globo e CBF
Na coluna passada cometei sobre as denúncias do Futebol Interior e o silêncio da mídia em geral. Parece-me que a preocupação investigativa do jornalismo não está em alta. Também me parece que o factoide é mais importante que trazer a reflexão. Nesta questão, os ‘documentales’ da CNN e da Telesur mostram uma eficácia maior, para não citar de nossa terra. Diante de tudo isto ainda há as questões de ética profissional e o compromisso com a verdade que esperamos dos veículos de comunicação. Espero credibilidade.

Durante a semana o jornalista Ricardo Féltrin, do UOL Esporte trouxe uma reflexão bem interessante. Nela ele amarra possibilidades do Grupo Globo estar investigado pela Polícia Federal diante das falcatruas que caem sobre a CBF. Existe uma relação de tempos entre a entidade e o grupo midiático. Esta relação deve mesmo ser investigada. Não estou a condenar o Grupo Globo, mas algumas possibilidades causa-me estranheza e muito indignação quando vejo a submissão dos clubes às imposições contratuais.

A estranheza começa quando o Clube dos Treze é demolido. Também quando os clubes aceitarem um contrato menor em relação aos canais que legalmente ganharam uma licitação, licitação que foi minada, também legalmente. No mínimo questionável. Como diria Nelson Rodrigues, toda unanimidade é burra. Não estou sugerindo nada, apenas apontado que algo parece-me errado. E quando tudo está errado migalhas são distribuídas para outros canais. Mas até que ponto é informação e até que ponto é negligência? O Silêncio sobre muita coisa e muita sujeira discutida em doses de café.

Farei uma pausa forçada na próxima semana, retornando com a coluna na segunda-feira, 19 de julho.

Albio Melchioretto - colunista do Esporteemidia.com
albio.melchioretto@gmail.com
@amelchioretto






Postagem Anterior Próxima Postagem