"

Coluna do Albio Melchioretto #50: Belga na FOX e Pan na Record

Colunista comenta a chegada do Campeonato Belga na TV brasileira
A coluna desta semana abordará dois assuntos. O primeiro deles será a estreia do Campeonato Belga nas telas dos canais Fox Sports e na segunda parte vou retomar alguns apontamentos da coluna passada, o Pan Am pela tela da Rede Record.

O CAMPEONATO BELGA É PARA VALER?

Gosto demais da diversidade da televisão por assinatura. Penso que a inclusão de campeonatos “alternativos” é interessante para oferecer opções ao assinante. Fato que é válido pela proposta do Belgão na Fox Sports. Os direitos que o canal adquiriu valem para toda América Latina. Durante a transmissão deste final de semana, o narrador João Guilherme afirmou que será transmitido um jogo por rodada. Também é merecido o registro pela seriedade e pela quantidade de informações que o narrador trouxe, deu show! O registro negativo fica por conta do comentarista, que pouco acrescentou a transmissão e ao jogo. Parecia estar deslocado na história do futebol belga diante do show do narrador. Agora o que causa questionamento é a pergunta sobre o espaço que o canal dará a competição. Valorizada como a primeira linha ou apenas competição para preencher espaços? Quem acompanhou o primeiro jogo viu que qualidade e emoção pode ser uma boa pedida, mas resta esperar a postura do canal. Ao final de agosto teremos a resposta, por juntar os finais de semana o já sabido, alemão, inglês, italiano, a somar o espanhol e a espera do escocês. Isto no mesmo horário, haverá espaço para tudo? A espera é pelo respeito a competição e ao aficionado e que seja uma postura diferente do argentino. Outra questão ainda, se o canal respeitar tudo, dois canais serão suficientes? Ou teremos VTs ou ainda, alguma coisa no canal de filmes FX como outrora? Durante a semana ouvi algo a respeito do canal de filmes, mas não é certeza e não acredito nesta possibilidade. Este expediente já foi usado, mas agora não faz mais sentido usá-lo. Aguardemos.

O Belga é novidade na televisão brasileira, mas não é novidade vê-lo por aqui. Não estou louco caro leitor. Pela primeira vez um canal de televisão está a mostrar narração brasileira. Porém, os entusiastas de satélites já tiveram esta opção. O canal do Kuwait, KTV3 Sport, disponível no satélite Hispast 30°W já transmitira jogos. Mas tenho ciência que está opção é restrita a um grupo de pessoas que fazem coisas “malucas”, como eu, procurar sinais de canais internacionais para saciar curiosidade e acompanhar um jogo com uma boa narração árabe, brincadeira a parte, voltemos a seriedade da coluna.

PAN NA RECORD, LAMENTÁVEL

Ontem terminou a edição no Pam Am. Na coluna passada alguns leitores criticaram a forma incisiva como analisei a cobertura de Toronto pelo canal. O objetivo naquela coluna, que pode não ter ficado claro, era um comentário ao canal principal do grupo da Universal, a Rede Record. Não tive intenção de comparar com os outros, inclusive sua co-irmã. O volto a falar e de maneira mais clara, a transmissão pelo canal da Barra Funda foi um grande fiasco. Ao criticar um canal, não estou a defender outros. O foco está no canal chamado Rede Record e quando a critico não isento os outros que cometem o mesmo erro, sem precisa-los nomeá-los. Digo que a cobertura foi um fiasco diante de alguns números apresentados. O canal transmitiu 45% a menos tempo que o Pan de 2011. Este número levanta três possibilidades, a primeira, o Pan Am de Guadalajara foi supervalorizado pela emissora ao ponto de aproximá-lo de um Olimpíada? Segunda, ela de fato relegou Toronto a segundo plano ao ponto de não importar-se pelo evento numa estratégia de deixar os produtos corriqueiros da casa na briga pela audiência, vide a abertura, fechamento e escolha do que mostrar. Ou ainda, a terceira possibilidade, tornou-se refém dos poucos eventos disponibilizados pelo canal exibidor da estatal canadense?  Sem saber a resposta adequada chegamos aos números de audiência. A média da semana antes do início do Pan Am era de 6,1 pontos no IBOPE, e durante a competição chegou a 3,9 de média. Perdeu audiência e quem buscou informações sobre a competição, buscou alternativas. Será que estou pegando no pé da emissora ou os números mostram uma estratégia equivocada? Fiquem a vontade para comentar.

Hoje completo a coluna de número cinquenta neste espaço. Junto com ela também, estou a um ano a escrever para o espaço. Publicamente agradeço ao Ribamar Xavier pela oportunidade destas vastas divagações. E aos amados leitores, boas provocações.

Albio Melchioretto - colunista do Esporteemidia.com
albio.melchioretto@gmail.com
@amelchioretto







Postagem Anterior Próxima Postagem