Jornal Nacional estreia série de reportagens 'Terras Olímpicas'

Guilherme Roseguini vai à Jamaica, berço de grandes velocistas da história, para reportagens no JN
(Foto: Globo)
Na contagem regressiva de um ano para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o 'Jornal Nacional' estreia nesta segunda-feira (3), a série de reportagens 'Terras Olímpicas'. Em cinco episódios, os repórteres Guilherme Roseguini e Carlos Gil desvendam histórias impressionantes sobre a tradição esportiva de alguns países.

Roseguini vai aos Estados Unidos e à Jamaica descobrir os segredos por trás de tantas medalhas na natação e no atletismo, enquanto Gil visita a Rússia, a China e o Japão, referências na ginástica, no tênis de mesa e no judô.

No episódio de estreia, Roseguini entrevista Usain Bolt, o maior velocista de todos os tempos, para falar sobre o atletismo. O repórter se impressiona com o trabalho de base feito nos dois países que visita.

"Na Jamaica fiquei estupefato com o tamanho do campeonato escolar de atletismo deles. É algo sem igual no mundo. Tanto pela tradição, são 115 anos de história, quanto pelos participantes (são 3.000 alunos-atletas) e pelo público, quase 30 mil pessoas nas arquibancadas", conta.

Nas piscinas norte-americanas não é diferente. "O trabalho de base para atrair crianças para as piscinas nos Estados Unidos é incrível. Os americanos têm 330 mil nadadores registrados. Assim fica mais fácil selecionar os campeões", explica o jornalista.

A primeira reportagem de Carlos Gil é na Rússia, onde entrevista a ginasta Evgenia Kanaeva, de 25 anos, bicampeã olímpica na ginástica rítmica, e Larissa Latynina, que durante 48 anos foi a maior medalhista olímpica da história até ser superada pelo nadador Michael Phelps.

"O Centro Esportivo de Novogorsk é um complexo enorme, de alta segurança, boas instalações e onde muitos jovens passam o ano inteiro, porque vêm de regiões distantes do país para Moscou", explica o repórter.

No Japão, ele destaca como o judô é usado como ferramenta educacional. "É muito mais do que uma modalidade esportiva praticada pelas crianças durante algumas horas por semana. A filosofia do esporte realmente permeia o dia a dia dos japoneses", opina.

Já na China, Carlos Gil visita um parque público com dezenas de mesas de ping pong, modalidade praticada por pessoas de todas as idades. "Registramos também um treinamento sem bolinha. Primeiro eles ensinam ao corpo das crianças como se movimentar corretamente ao redor da mesa e com as raquetes na mão. E somente depois introduzem a bolinha no jogo. É uma mistura de dança e treinamento físico, que chama a atenção de quem nunca viu", conta o Gil.

A série "Terras Olímpicas" estreia na segunda-feira, dia 3, no 'Jornal Nacional'.

Saiba como acessar o Esporteemidia.com em seu celular.
Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.

Postagem Anterior Próxima Postagem