Domingo é dia de celebrar os 50 anos do 'Esporte Espetacular' na Globo

Globo/Manoella Mello

O domingo é de festa para o ‘Esporte Espetacular’, o programa esportivo mais antigo da televisão brasileira, prestes a comemorar 50 anos. Ao longo do ano, quadros e séries especiais, com atletas profissionais e anônimos, deram início às comemorações pelas cinco décadas de história mas, neste domingo, dia 10, uma edição especial vai celebrar o passado, o presente e o futuro, com reportagens inéditas e outras que vão relembrar momentos marcantes e emocionantes do programa, tendo como base seus cinco pilares: jornalismo, brasilidade, grandes atletas, aventura e emoção, além de convidados que atingiram o status de ídolos do esporte brasileiro em todos os tempos. Para celebrar a data, o programa recriou o cenário da primeira edição do ‘Esporte Espetacular’, para uma participação especial de Leo Batista, comandante da primeira edição, no ar em 8 de dezembro de 1973 e que conta como tudo começou.
 
Matérias de aventura são uma constante no programa e nesta edição especial não será diferente. Carol Barcellos, Clayton Conservani e Fernando Fernandes relembram algumas de suas reportagens inesquecíveis e que entraram para a história do programa. “Fui para a TV fazer tudo o que eu fazia antes, mas de uma forma diferente. Precisava mudar a percepção da sociedade com relação as pessoas com deficiência. Não somos coitadinhos. O ‘Esporte Espetacular’ não transformou só minha vida. Transformou e tem transformado, durante anos, a vida de muitas pessoas”, diz Fernando Fernandes. O programa carrega também o jornalismo no seu DNA, e por isso o repórter Marcelo Courrege relembra os bastidores da reportagem liderada por ele sobre o motorista Róbson, que ficou preso por dois anos na Rússia, acusado de transportar remédios que no país do Leste Europeu são tratados como entorpecentes. 
 
O pilar brasilidade será pauta desta edição especial ao relembrar uma matéria exibida este ano com a professora paraibana Daiana Targino, autora de um livro sobre a jogadora Marta, que conta um pouco da sua história e da paixão pelo futebol feminino. A emoção, também muito presente no esporte e nas matérias do programa, será lembrada pelo repórter Eric Faria que, em 2003, promoveu o reencontro entre Josimar, ex-jogador do Botafogo e da Seleção Brasileira, e o filho Josimar Júnior no ‘Esporte Espetacular’ . Na época, eles estavam há oito anos sem se ver e as reportagens,  acabaram mudando a vida dos dois. Vinte anos depois, Eric conta detalhes e os bastidores daquela reportagem, que não só marcou a sua carreira, mas também o emociona até hoje, por saber que os dois seguiram se vendo depois daquele encontro: “Saber que hoje eles seguem amigos, está pago. O principal conseguimos ali. Através do trabalho, reestabelecer um vínculo entre pai e filho que estava perdido há oito anos”.
 
O programa convidou alguns nomes responsáveis por grandes glórias do esporte brasileiro para representar o pilar de grandes atletas. Na lista, profissionais conhecidos internacionalmente, como o ex-tenista Guga Kuerten, o ex-jogador Romário e a skatista Rayssa Leal, que contam como o dominical, ao longo destas cinco décadas, foi importante na construção de suas carreiras e na criação de ídolos para o esporte brasileiro. “Temos 50 anos pelo menos registrados aí de histórias lindas desde o amador, do projeto social, ou exibindo episódios marcantes, como a medalha de ouro do Joaquim Cruz, ou as vitórias do Ayrton Senna”, diz Guga Kuerten.
 
Desde a sua criação, uma das marcas do ‘Esporte Espetacular’ é a música tema de sua abertura. Nesta edição especial, o programa vai mostrar a reação de pessoas em diversas partes do mundo ao ouvir a música e exibir novas versões do tema adaptadas para os mais diferentes ritmos brasileiros. Outra novidade é a abertura da atração, que pela primeira vez ganha imagens de pessoas em atividades amadoras e cotidianas. A ideia é demonstrar que o esporte é algo vistoso no dia a dia e homenagear o seu público, que nestes momentos, faz do esporte algo espetacular.  
 
Já o apresentador Lucas Gutierrez vestiu uma roupa de gala para investigar os arquivos do programa e revisitar, com bom humor habitual do quadro “Arquivos Públicos” grandes entrevistas, reportagens marcantes, momentos constrangedores, bizarros, curiosos e emocionantes deste meio século de atração. A série ‘Comecei Aos 50’ chega ao último episódio com os três personagens partindo para os seus desafios depois de seis meses de treino. O carioca Wagner enfrenta o medo do mar em uma prova de nado de 500 metros. Leiliana percorre 45 quilômetros em uma prova de mountain bike e Andrea corre os primeiros 10 quilômetros da sua vida.
 
Além da celebração, o programa traz ainda uma entrevista exclusiva com o atacante Luis Suárez, um dos destaques do Grêmio e do Brasileirão. Competição que terminou no meio de semana, com o 12º título do Palmeiras. O ‘Esporte Espetacular’ mostra os bastidores da campanha do clube desde que ele assumiu a liderança do campeonato, depois de 31 rodadas.
 
A edição especial do ‘Esporte Espetacular’ deste domingo, dia 10, começa logo depois do ‘Auto Esporte’.

Postar um comentário

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Postagem Anterior Próxima Postagem