![]() |
Foto: Raul Barreta/Santos |
A Globo afirma que a fragmentação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro em 2025 não impactou negativamente sua audiência. Com base em dados do Kantar Ibope, a emissora destaca que mais de 99 milhões de pessoas já assistiram aos jogos do Brasileirão nesta temporada por meio de suas plataformas — somando a TV aberta, o sportv e o Premiere.
Os números abrangem as dez primeiras rodadas da competição e foram divulgados pelo jornalista Gabriel Vaquer, no portal F5. Segundo a Globo, todos os dez jogos mais assistidos até aqui foram exibidos em sua grade de TV aberta. O líder do ranking é o clássico Flamengo x Palmeiras, transmitido em 25 de maio, que bateu recordes de audiência em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A emissora também destaca que, apenas na TV aberta, mais de 49 milhões de pessoas acompanharam as transmissões do Campeonato Brasileiro. No Painel Nacional de Televisão (PNT), a média de audiência das partidas exibidas pela Globo está em 17 pontos — mais do que o dobro da média registrada pela Record, que também exibe jogos do Brasileirão nas noites de quarta, sábado e domingo, e soma 8 pontos de média.
Nos canais pagos da Globo, a audiência também é relevante: oito das dez transmissões mais vistas do Brasileirão por assinatura foram pelo sportv ou Premiere. As outras duas ficaram com a Amazon e a Cazé TV, que também detêm direitos de algumas partidas nesta temporada.
Outro ponto destacado pela Globo é a força do público jovem: 20 milhões de pessoas entre 18 e 34 anos assistiram a jogos da competição pelas plataformas da emissora. A empresa enfatiza esse dado em meio à crescente presença da Cazé TV, que tem forte apelo entre o público mais jovem, especialmente nas redes sociais e no YouTube.
Por fim, os dados do Kantar Ibope também revelam como os torcedores consomem o Brasileirão: 89,3% das visualizações ainda ocorrem por meio de TVs domésticas. Telas menores, como smartphones e tablets, respondem por 8,2%, enquanto notebooks e computadores representam apenas 2,4% do total.