![]() |
Foto: Rafael Cusato/Band |
A Polícia Federal instaurou um inquérito para investigar o narrador esportivo Sérgio Maurício, da Band, por declarações ofensivas feitas contra a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP). O caso, revelado pelo jornalista Gabriel Vaquer no portal F5, passou a tramitar oficialmente na 4ª Vara Criminal Federal de São Paulo desde a última sexta-feira (6), a pedido do Ministério Público Federal.
A investigação apura uma postagem publicada por Sérgio Maurício em fevereiro deste ano na rede social X (antigo Twitter), na qual o narrador chamou Erika Hilton de “fake news humana, essa coisa”. A publicação gerou forte repercussão negativa nas redes sociais, especialmente entre fãs de Fórmula 1, modalidade que o jornalista cobre atualmente pela Band. Logo após o episódio, a conta utilizada para a postagem foi excluída.
Inicialmente, Sérgio negou a autoria da publicação. No entanto, dias depois, ele voltou atrás e assumiu a responsabilidade pela ofensa, divulgando um pedido de desculpas público. “Lamento profundamente as palavras equivocadas que usei ao me referir à deputada Erika Hilton, parlamentar por quem tenho o mais elevado respeito. Peço desculpas a ela, a seus eleitores e a quem mais tenha se ofendido”, afirmou o narrador.
Além do inquérito criminal, Sérgio Maurício já responde a um processo por danos morais movido pela própria deputada. Erika Hilton pede uma indenização de R$ 70 mil em razão da agressão verbal.
A PF deve realizar diligências nos próximos dias, conforme solicitado pelo MPF.