![]() |
| Foto: Reprodução |
Um dos nomes mais conhecidos das transmissões esportivas no Brasil, Jota Junior anunciou que não pretende mais voltar a narrar. Com uma trajetória marcante de 24 anos no Grupo Globo, de onde saiu no início de 2023, o profissional usou as redes sociais nos últimos dias para explicar os motivos da decisão.
Em um texto publicado — e posteriormente apagado —, Jota Junior fez um desabafo sobre o momento de encerrar o ciclo no microfone. “A garganta já não é a mesma”, escreveu, antes de detalhar que está há 30 meses sem narrar e que é importante saber a hora de parar.
O narrador explicou que, além da diminuição dos convites, motivada pelo etarismo e pela política das emissoras em renovar o quadro de narradores, a própria autoavaliação pesou na decisão. “O fôlego, a rapidez no raciocínio, o pique para as maratonas de viagens e tudo mais” já não são os mesmos, admitiu.
Jota Junior também destacou a intensidade que uma transmissão ao vivo exige. “A dinâmica numa transmissão é incrível. Exige muito da cabeça. Transmitir ao vivo não tem script. É puro improviso e atenção extrema. Confesso que hoje não estaria apto a desenvolver um trabalho com a quase perfeição que se exige”, disse.
Ao longo da carreira, o jornalista narrou e apresentou grandes eventos, incluindo futebol, Fórmula 1 e Jogos Olímpicos, marcando presença nas transmissões do sportv e outros canais do grupo. Sua voz se tornou familiar para milhões de telespectadores e deixou um legado de profissionalismo e paixão pelo esporte.
A agenda semanal e diária de transmissões esportivas está disponível no site ondeassistir.net.br.

