![]() |
| Foto: Reprodução/YouTube |
O universo das transmissões esportivas digitais ganhou um novo capítulo polêmico nesta sexta-feira (12). Durante uma live na Twitch, o apresentador Casimiro Miguel, da CazéTV, anunciou que está proibido de realizar reacts das partidas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil transmitidas pela Globo. A restrição atinge diretamente o formato que transformou o streamer em um dos nomes mais influentes do esporte na internet.
Anúncio em tom irônico
Casimiro comentou a decisão ao repercutir o clássico entre Vasco e Botafogo, disputado na última quinta-feira (11) pela Copa do Brasil. Em transmissão ao vivo, explicou aos seguidores que não poderia mais exibir lances das competições:
“A gente vai ver os melhores momentos do Prime Video, porque os nossos grandes amigos da GE TV nos proibiram”, afirmou.
Em tom irônico, completou: “A Globo me proibiu de ver jogos no YouTube. É uma informação aí para a galera. Agora vou ter que ver os jogos em outros lugares”.
Impacto no formato da CazéTV
O formato de Casimiro na Twitch sempre contou com análise e comentários em tempo real, que depois eram editados e disponibilizados em seu canal oficial no YouTube, alcançando milhões de visualizações. Com a proibição, a tendência é que esse modelo seja modificado, já que não poderá mais incluir imagens dos jogos transmitidos pela Globo.
Globo ainda não se pronunciou
Até o momento, a Globo não divulgou comunicado oficial sobre o tema. A emissora detém os direitos de transmissão do Brasileirão e da Copa do Brasil, tanto na TV aberta quanto em suas plataformas digitais, e tem atuado de forma rigorosa na proteção desse conteúdo.
A medida reforça o embate entre os novos formatos de transmissão digital, como os reacts, e os modelos tradicionais de detentores de direitos, tema que vem ganhando espaço nas discussões sobre o futuro da mídia esportiva.
A agenda completa de transmissões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, além da programação semanal e diária de outros esportes, está disponível no site: ondeassistir.net.br.

