![]() |
| Foto: Reprodução |
A CazéTV é um canal de vídeos no YouTube focado em esportes. O canal foi criado por Casimiro Miguel, antigo apresentador da TV Esporte Interativo. Ele provocou uma transformação significativa nas transmissões esportivas brasileiras. Originalmente no Twitch, depois YouTube, e agora como canal linear em várias plataformas, entre elas, Prime Video, Disney+, Samsung TV Plus, TCL e Sky+, o canal é referência em transmissão esportiva para o público jovem. Atualmente, o canal é de propriedade da gigante LiveMode, empresa de mídia e marketing, que em junho de 2026 desembarcará em Portugal mostrando a Copa do Mundo, via YouTube (será uma CazéTV com uma mistura entre ex-jogadores de futebol e criadores de conteúdo, bem como comentadores portugueses).
Voltando ao Brasil, o sucesso de audiência da Cazé tem mobilizada outras empresas da transmissão esportiva. Tanto que há uma expansão de jogos no YouTube, após o fenômeno Cazé. Nesta coluna quero falar da Cazé TV a partir do GETV (Globo Esporte), em sua empreitada no YouTube. Afinal, a história de ambos se entrelaça. O que motivou a análise foi a final do interclubes, Flamengo vs. Paris Saint-Germain, um jogo mostrando pelos dois canais.
O jogo aconteceu numa quarta-feira, 17 de dezembro, com jogo iniciado às 14h, em horário comercial. Ao final do primeiro tempo o GE registrava 4,8 milhões de acesso, e a Cazé, 2,3 milhões. Ao final do jogo, a GE 5 milhões e Cazé, 4 milhões. Em números grosseiros, 55% de audiência para o canal do grupo Globo, e 44% de audiência para o canal da LiveMode, quando analisados apenas os dois canais. Estes números foram também divulgados por outros veículos. Talvez, haja variações e outras análise mais confiáveis. Mas o ponto não é o número exato, mas a proximidade entre eles.
O YouTube, diferente da TV linear tem um alcance maior. Não é preciso um televisor, como ponto de recepção de sinal, basta qualquer dispositivo conectado à internet com acesso a plataforma para acompanhar uma transmissão, um alcance massivo. A internet das coisas (IoT) ampliará a mentalidade da multiconexão. Um dos argumentos utilizados para justificar a escolha pelo YouTube é que a plataforma permite um diálogo direto com público mais jovem, além de competir com criadores independentes e reforçar sua presença digital, como no caso da disputa entre GE TV, CazéTV e, a ESPN, pela atenção dos fãs de esportes. Não prego o fim da TV linear (como alguns pregaram do rádio), mas a possibilidade de outras formas de acesso, e, elas aí estão, convivendo na multiplicidade.
A CazéTV, ao chegar a uma audiência significativa e próxima do maior grupo de mídia da América Latina, o grupo Globo, ela mostra que conseguiu fazer algo que nenhum outro veículo fez na história. A Cazé marcou 80% sobre os mesmos pontos da GETV. Ao pensar esta marca, qual canal linear atingiu estes mesmos números com a “toda poderosa Globo”, mostrando a mesma partida?
Sobre o autor:
Prof. Dr. Albio Fabian Melchioretto (www.albiofabian.com). Doutor em Desenvolvimento Regional. Professor pesquisador ligado a Faculdade SENAC Blumenau, editor do podcast, Tecendo Ideias (Top 100 Education Podcasts).
Massaranduba, domingo, 21 de dezembro de 2025.

