![]() |
| FOTO: MARINA GARCIA / FLUMINENSE |
A bola vai rolar para a 14ª edição do Campeonato Brasileiro Feminino. A partir desta sexta-feira, dia 13, começa a principal competição do futebol feminino nacional em 2026, reunindo as melhores equipes do país e contando com ampla cobertura multiplataforma da Globo. O sportv exibirá dois jogos por rodada, além dos confrontos das fases decisivas, somando 48 partidas ao longo do torneio. Na Ge TV serão 10 duelos, a partir do mês de março. Já a TV Globo passa a transmitir a competição nas quartas de final, com dois duelos desta fase, além das semifinais e a decisão, prevista para outubro. A primeira partida do sportv será o duelo entre Atlético-MG e Corinthians, a partir das 21h, com narração de Leandro Chaves e comentários de Renata Mendonça e Ramon Motta. Na próxima segunda-feira, dia 16, às 20h30, o sportv exibe também o confronto entre Internacional e São Paulo pela rodada de abertura da competição.
“A expectativa para esta edição do Brasileirão Feminino é de um campeonato ainda mais competitivo, muito em função do que vimos na última temporada, com títulos distribuídos e várias equipes em alto nível. Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Cruzeiro tiveram papéis importantes nesse cenário e chegam fortes novamente, com elencos mantidos, reforços e investimentos que elevam o nível da disputa. Soma-se a isso a presença de clubes tradicionais e de projetos em ascensão, o que amplia ainda mais a competitividade. Estou muito ansiosa com o que está por vir neste ano para a modalidade e espero que o torneio siga equilibrado, com níveis técnico, tático, físico e mental cada vez mais elevados”, avisa a comentarista Alline Calandrini.
Entre as novidades da temporada estão o aumento da premiação e a ampliação do número de participantes, que passa de 16 para 18 clubes, todos assegurados também na Copa do Brasil. O regulamento permanece o mesmo da última edição: as equipes se enfrentam em turno único na primeira fase, com os oito melhores avançando ao mata-mata e os dois últimos sendo rebaixados para a Série A2. Todos os confrontos eliminatórios serão disputados em jogos de ida e volta. O Corinthians é o atual campeão nacional e também o maior vencedor da competição, com sete conquistas.

