Televisão segue sendo mídia preferida dos desportistas

A TV ainda é o meio preferido dos desportistas mundiais, segundo o 3o Relatório Global de Consumo de Mídia Esportiva 2013, desenvolvido pelo Perform Group em parceria com a Kantar Media e a TV Sports Markets. O estudo, de acordo com o Meio e Mensagem, avaliou o comportamento de fãs do esporte em 14 mercados, incluindo o Brasil, e registrou um aumento no tempo médio de consumo de atrações deste segmento, saltando de 6,2 horas para 8,1 por semana. No Brasil, o tempo médio é ainda maior, ficando em torno de 12 horas no mesmo período. A campeã é a Índia, com 19 horas semanais.

A televisão ainda é a mídia preferida para acompanhar atrações esportivas em todo mundo. No Brasil, o cenário é o mesmo mas a audiência neste meio apresenta queda média anual de 3%. Por outro lado, o número de pessoas que acompanham esportes em aparelhos móveis cresce a taxa de 5% ao ano. O estudo aponta que 55% dos brasileiros fãs de esporte acompanham suas modalidades preferidas por celulares e tablets.

Em relação ao consumo de eventos esportivos através das redes sociais, o relatório registrou que um em cada dois torcedores usam estas ferramentas para consumir esporte, permanecendo ao menos duas horas conectados a cada semana. O Facebook é a rede preferida deste público no Brasil, seguida por YouTube, Google+ , Twitter, Instagram e Flickr.

O celular também aparece como a ferramenta escolhida para a interação antes, durante e depois dos jogos. Em grandes eventos esportivos profissionais, 60% dos torcedores utilizam este meio para compartilhar informações. Antes das partidas, o maior uso é para envio de mensagens, ligações para amigos e atualizações em redes sociais, nesta ordem. Já durante os jogos, o uso das redes sociais dispara.

O estudo registrou ainda o aumento no consumo de esporte em mais de uma mídia simultaneamente. Nos últimos dois anos, 13% dos torcedores brasileiros passaram a assistir jogos pela TV ao mesmo tempo em que estão conectados a internet, interagindo e recebendo informações por outros dispositivos, como tablets e celulares. Nos próximos anos, a expectativa é que seja registrado um aumento neste tipo de comportamento.


Postar um comentário

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Postagem Anterior Próxima Postagem