"

Hou-Hou-Hou, por Albio Melchioretto

Albio Melchioretto - colunista do Esporteemidia.com
albio.melchioretto@terra.com.br
@amelchioretto

O Natal está chegando. É hora de olhar um pouco para 2014 e para projetar ações e bons propósitos para 2015. O fim implica num recomeço. Com o calendário civil não é diferente. Em minha vida também não faço diferente. Esta época do ano vejo o que passou, busco entender os erros e projeto metas e objetivos para o novo que bate à porta. Uma das grandes conquistas que tive em 2014 foi o espaço do filósofo aqui no Esporte e Mídia.

Fazem dez anos que mantenho um blog particular para divagações em linhas tornas, lá falo do “n” temas. Durante alguns meses experimentei comentar para um site de uma operadora de televisão sobre programação esportiva, mas programação é mais seco, era um espaço para dicas. Mas desejava algo maior. Durante a Copa do Mundo visitando o Esporte e Mídia vi o chamado para novos colunistas, enviei uma coluna piloto e cá estou, vinte e cinco semanas depois. Escrever, cornetar, comentar e opinar sobre a mídia esportiva me fez buscar novas leituras, acompanhar diversos profissionais, deixar de lado algumas situações de conforto e zapear em busca de novas possibilidades. Confesso a você amigo leitor que esta experiência foi de grande aprendizado. A maior surpresa fora encontrar um leitor no supermercado, reconhecer-me e vir falar sobre o que escrevi e alguns momentos de susto quando fui ameaçado por expor opiniões. Mas isto tudo significa uma coisa: sou lido!

Durante o ano que passou escrevi sobre muitas coisas. Questionei o papel da mídia da divulgação para além do futebol; falei da Copa Argentina; NBA e NFL na ESPN; a crise da F1 na Globo; os choques (perdoe o trocadilho) da F-E no Fox Sports; as peripécias do Esporte Interativo e algumas críticas ao EI Nordeste. Também busquei algumas polêmicas como a perseguição à imprensa na Série D; o descaso com o futebol feminino e um comentário despretensioso sobre o PVC na Fox. Muitos temas, mas um recorte pequeno dentro de um contexto muito maior. Defendi duas teses bem claras no que tange o esporte e a televisão. Isso foi 2014. O que prometer para o ano novo?  O próximo ano será de casas novas para alguns campeonatos europeus de futebol, novos profissionais e promessas de corte de gastos. Fica mesmo a torcida para que ele seja grande. Grande na qualidade e não na quantidade, vide a Copinha São Paulo. Sim, algumas alfinetadas são importantes também.

Amigo leitor, entro hoje de férias. Todos nós as merecemos. Minha próxima coluna será novamente apenas em 26 de janeiro. Espero contar lá novamente com o carinho de cada um que comentou, mandou e-mail, cornetou e também aos que criticaram. Espero contar com todos vocês novamente. Um por último, mas não pela importância menor, ao grande Ribamar Xavier que acreditou naquela coluna piloto e permite que brinque com palavras neste espaço, e além das palavras algumas alfinetadas e outras reflexões. Aos leitores, aos colegas colunistas e a você Ribamar, um grande abraço de natal.

Feliz Natal e um 2015 repleto de conquistas e sonhos... quem não sonha, não vive!


Postar um comentário

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Postagem Anterior Próxima Postagem