"

Notícias da mídia argentina - parte 1 (Futebol), por Frederico Silveira

Frederico Silveira - colunista do Esporteemidia.com
Email: fredssil@hotmail.com
Facebook: frederico.dasilveira

Passando férias em Buenos Aires, visitando parentes, resolvi fazer um resumo do que acontece na mídia daqui. Nessa primeira parte, vou focar no futebol, e na semana que vem falo sobre a cobertura de outros esportes, como automobilismo, basquete, handball e futebol americano.

Primeiro, os canais de televisão. Assim como no Brasil, temos a ESPN e a Fox Sports; além disso, temos um canal muito interessante que é o TYC Sports, que seria mais ou menos algo como o Sportv, ressalvando algumas boas diferenças.

A principal delas é que o TYC foi o principal prejudicado pelo programa governista "Fútbol para Todos", que colocou todas as partidas do campeonato argentino, antes de propriedade do TYC Sports, nos canais abertos. Sem o campeonato, investe em informação, com programas ao vivo durante todo o verão direto de Mar del Plata, trazendo um show de detalhes sobre a preparação dos times argentinos para a próxima temporada. Além disso, transmite as partidas da B Metro e da Primera C, respectivamente algo como as séries C e D aí no Brasil.

A ESPN, além de produzir documentários sensacionais com os grandes jogadores do passado, procura se diferenciar com as transmissões dos campeonatos europeus, em especial o espanhol. Impressionante como o Barcelona de Messi e Mascherano tem audiência por aqui, a repercussão é monstruosa! No mais, é bem parecida com a ESPN daqui, com a diferença de que não tem uma "ESPN Argentina", mas sim dividida em ESPN 2, 3 e +.

A Fox tem mais tempo e maior repercussão do que no Brasil. Há muito tempo ela é a principal transmissora da Libertadores e da Sul-Americana, além de transmitir alguns campeonatos europeus, como o inglês e o italiano. O Fox Sports Rádio, que começou há pouco no Brasil, tem grande audiência por aqui e traz nomes muito conhecidos do cenários futebolístico argentino. Mas o que mais me impactou no canal foi o "Fox Sports Classics", que nada mais é do que a transmissão na íntegra de partidas históricas do futebol argentino. Tive a oportunidade de ver Boca x River, Gimnasia x Estudiantes, finais de Libertadores, e por aí vai. Seria uma grande ideia para a Fox brasileira...

Além destes, temos o Directv Sports, que seria o nosso Sports+, exclusivo da SKY. Aqui, ele só aparece no sistema Directv, que compete com alguns outros, em especial o Cablevisión, que seria a NET. Inclusive, passa os mesmos jogos que o Sports+.

Falando em similaridade, fiquei impressionado com a semelhança entre o jornal Olé, o principal diário esportivo daqui, e o Lance. Tem a mesma diagramação, seções bem parecidas, linguagem gráfica muito semelhante. Não tenho a informação se pertencem ao mesmo grupo de mídia, mas o fato é que são jornais muito parecidos.

Não ouvi muito rádio, mas a La Red é a de maior audiência na casa dos meus familiares. A ESPN tem um rádio no FM, que também tem boa repercussão. E o Fox Sports Rádio daqui tem parceria com a Rádio del Plata.

Além do Sul-Americano Sub-20, que passa no TYC Sports, vivemos a expectativa do início dos Torneos de Verano (a Pirelli comprou os naming rights), que será transmitido pela Fox Sports. Hoje tem Estudiantes x Independiente, no sábado tem Racing x Boca, e por aí vai. Bom aperitivo para o novo campeonato de 30 times, que começa daqui a pouquinho, em 15 de fevereiro.

Hasta la próxima semana, amigos del Esporte e Mídia!


Postar um comentário

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Postagem Anterior Próxima Postagem