"

Coluna do Albio Melchioretto #69: Pelo fim da violência contra a mídia esportiva

Colunista comenta incidentes com a imprensa ocorridos na final da Copa do Brasil (Foto: Reprodução/Globo)
O sociólogo Raymond Boudon define violência como “utilização da força física em ordem a atingir a integridade das pessoas ou bens; este comportamento pode ser politicamente orientado” (Dicionário de Sociologia, 1990, p. 251). Pode ser, como pode não ser. Quando não é, consideramos crime. Quando há crime, dever-se-ia, retirar os criminosos de circulação e encaminhá-los para um processo de ressocialização. Não quero discutir os meandros do sistema e suas falhas, apenas apontar um caminho. Discuti o tema na coluna #19 quando menciono a confusão entre Londrina e Brasil de Pelotas pela série D 2014. Na ocasião sofri algumas ameaças de bandidos disfarçados de torcedores.

Duas notícias da semana, primeira, a equipe da Rede Globo não conseguiu chegar ao estádio porque foram reconhecidos por facção dentre os alviverdes e com ameaças voltaram a sede paulistana do canal onde narraram a partida em off-tube. Outro acidente foi o desabafo publicado nas mídias sócias pela repórter da ESPN, Gabriela Moreira, contra a violência de gênero que sofrera em seu trabalho. Aliás, o texto da Gabriela é espetacular.

O que temos em ambas situações são ações não orientadas que causaram, com perdão do trocadilho, desorientação nas vítimas. Não falo apenas da violência que as pessoas, Gabriela, Cléber, Casagrande, Caio e Arnaldo que sofrerem, mas a violência conta profissionais que estavam lá para exercer uma atividade profissional. O agir bandido contra estas pessoas é um claro atentado à liberdade de expressão. Temos todo o direito de não gostar dos profissionais supracitados e discordar das linhas editorias dos veículos, porém, em nenhum momento há o direito a orquestrar um atentado contra tais profissionais ao ponto de impedir ou atrapalhar sua atividade profissional. O que falta em nossas praças são ações efetivas de punição contra os idiotas que se utilizam de quaisquer meios para atingir a integridade de outrem. É possível extravasar, torcer e criticar sem perder aquilo que os bons hábitos chamam de boa educação.

Retalhos
E a Primeira Liga? Quem vai transmitir? Que vai disputar? Nada mais se falou.

Em dezembro os canais aproveitam para deixar de lado o foco do brasileirão e aproveitar para mostrar suas vitrines, eu quero ver muito futebol europeu, e você nobre leitor?

As narrações da NFL pelos canais ESPN são um show à parte. Os gritos de Everaldo Marques no ponto final de Green Bay foi espetacular, “NFL sua linda!”. Rômulo e ele dão a medida exata do humor no show da bola oval, é possível esporte e entretenimento com responsabilidade.

Que “sem graça” foi a reação do jogador palmeirense em negar entrevista a ESPN, poderia ter aproveitado o momento para evidenciar inteligência e não reforçar o mimimi. Aliás, faltou atitude também a Ricardo Oliveira diante de Prass, quando se opta pelo mimimi, memes são consequências.

Movimento por um futebol sem MiMiMi, sem violência e pelo fim do machismo.

Albio Melchioretto - colunista do Esporteemidia.com
albio.melchioretto@gmail.com
@amelchioretto








Postagem Anterior Próxima Postagem