"

Coluna do Carlos Salvador #82: Para quem (também) vai a Premier League?

Colunista crava que a ESPN vai sublicenciar o Campeonato Inglês a partir da próxima temporada (Foto: Divulgação)
Carlos Salvador - colunista do Esporteemidia.com
Nesta semana pipocaram nas mídias sociais alguns questionamentos sobre como seria a transmissão da EPL a partir da temporada 2016/2017. Todos sabemos que em outubro foi anunciado que os canais ESPN adquiriram com exclusividade a transmissão do certame a partir de agosto, e para as três temporadas seguintes. Anúncio com muita pompa, muita ênfase na palavra “exclusividade”, alegria dos comentaristas, tudo muito bonito, mas....

Eu não acredito...
Todos sabemos que nos últimos tempos tem se fortalecido cada vez mais a parceria ESPN/FOX, mas isso não é nem de longe garantia para nova divisão do certame. O presidente da ESPN no Brasil, German Von Hartenstein, concedeu em junho deste ano uma entrevista ao site Máquina do Esporte. em que afirmava (naquela época abalado pela perda da UCL) que a tendência do mercado esportivo em televisão fechada é partir para eventos exclusivos e não competições exclusivas. Isso comprova-se com as parcerias para sublicenciamento dos campeonatos italiano, alemão, espanhol e a Liga Europa, com a FOX.

Atualmente não é viável a emissora possuir direitos exclusivos de um campeonato de futebol. Por mais que ela possa mostrar os melhores jogos em algum horário, haverão dias e horários que os jogos não possuem tanto apelo de público e estes deverão ser mostrados também. Vamos a um exercício HIPOTETICAMENTE lógico:

Num sábado as 11 horas da manhã a ESPN transmitiria Arsenal x Tottenham; a ESPN Brasil Liverpool x Manchester City; a ESPN+ Manchester United x Everton. Mas neste mesmo horário haveria Chelsea x Southampton, que talvez não teria transmissão. AS 15:30, haveria West Brom x Norwich, do qual o canal se veria obrigado a transmitir para preencher grade.

Outra questão importante: E se nos mesmos horários, chocarem jogos de Bayern pelo Alemão, Real Madrid pelo Espanhol e PSG pelo Francês? Isso não é raro de acontecer, basta analisarmos os sábados pré-semana de UCL.

Com certeza, e afirmo sem medo: a ESPN irá sublicenciar a próxima temporada da Premier League. Seu serviço de On Demand (Watch ESPN) não é tão forte a nível de Brasil, e muitos jogos serão sem narração e com som ambiente (lembram da Liga Europa no Terra?).

A pergunta que devemos nos fazer não é SE a ESPN vai licenciar, e sim para quem vai licenciar. Com um ótimo produto em mãos, a emissora terá todo o poder na mão para conseguir novos campeonatos em troca. Basta usar a inteligência que o mercado pede para escolher entre transmitir a Libertadores por seis meses durante as noites da semana, ou a Liga dos Campeões por 8 meses durante as tardes da semana. Façam suas apostas, a caixa de comentários é de vocês!

Repercussão
Um rápido adendo sobre a coluna da semana anterior: tivemos uma grande repercussão sobre minha opinião para a divisão das cotas de televisão. Muitos leitores foram contrários a citação da ocupação como fator determinante para divisão do dinheiro de TV. Na próxima semana, volto com o tema.

Abraços!


Postagem Anterior Próxima Postagem