"

Coluna do Albio Melchioretto #72: A bizarrice em tempos de pautas magras

Colunista fala da postura da mídia com a debandada de jogadores para a China (Foto: Reprodução/ESPN.com.br)
Nobre e estimado leitor, desejo a todos um 2016 abençoado. Que ano novo traga novidades, reflexões e muita felicidade a todos nós. Havia, na última coluna, comentado que estaria de férias, mas rompo o período de descanso para propor uma provocação acerca de notícias que estão pipocando na mídia esportiva nesta semana. Falo da postura da mídia frente a saída de jogadores do Corinthians Paulista para o mercado chinês.

Ano novo é sinônimo de time novo. A janela de transferências é a pauta do momento da mídia futebolista. Todo ano é assim. Alguns veículos mais ponderados, outros apostando em especulações, alguns fazendo analisando as possibilidades e outros apontando indicações. Há de todas as formas e para todos os gostos. Agora, o que tem me causado incômodo é o formato de como a mídia, de maneira geral, tem tratado da saída dos jogadores corintianos ao mercado da China. As mídias sociais são espaço para memes, brincadeiras, gozações entre amigos. O futebol precisa deste espaço para manter uma rivalidade saudável. Mas, transpor para os noticiários é transpor um conteúdo de um espaço para outro. E isto é válido?

Albio Melchioretto - colunista do Esporteemidia.com
albio.melchioretto@gmail.com
@amelchioretto
A mídia esportiva poderia ocupar-se com conteúdo. A ESPN, por exemplo, que também brincou com o fato, produziu uma boa reportagem sobre as tendências do mercado chinês. Alguém poderia falar que isto não é o centro da mídia esportivo. É sim, nobre leitor, futebol também é business. E como pensar um mercado que está crescendo abaixo das metas e com queda nas bolsas abrir tanto os cofres? De onde vem o dinheiro que sustenta os pilares do fraco futebol chinês? Quais as consequências a médio prazo para esta invasão? Por que nenhum canal transmite o campeonato chinês? Isto deveria ser pauta. Na segunda, Mauro Cézar Pereira, no Linha de Passe, fez um longo monólogo questionando a viabilidade de uma transferência para o “mundo chinês”. Podemos discordar dos argumentos dos comentaristas da ESPN, mas eles são importantes para ir além de memes que tem tomado conta da mídia esportiva. Esporte é entretenimento também, mas há uma limitação entre a comédia e o jornalismo com responsabilidade.

E ainda, há outra coisa que me incomoda. A memória de galinha que alguns comentaristas plantão-de-férias possuem. Falam de desmanche do Corinthians como se isto fosse algo inédito em sua história. Fiz uma busca rápida pelo “Google Notícias” e as manchetes do janeiro de 2015 não eram diferentes. Como também não foram após o Tolimasso. Nos três casos, houve saída de vários atletas, o que difere agora é o assédio chinês. Mas, sempre acontecem saídas de atletas. Aliás, desmanche é o que a Portuguesa fez, ficar com apenas dois atletas e não perder meia dúzia. Neste início de 2016 há uma tendência ao exagero esquecendo a história recente.

Parece que o ano é novo, mas os vícios são antigos.

Baixe nosso APP para todos os tablets e smartphones.
Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.



Postagem Anterior Próxima Postagem