![]() |
| Colunista enumera razões que talvez tenha afastado a euforia da Copa do Mundo nas ruas (Reprodução) |
PRIMEIRO. Por melhor que Tite fez nas eliminatórias, pós desastres de Dunga, o 7x1 ainda é um trauma. O maior vexame da história das copas de todas as seleções. Uma goleada em casa numa semifinal, e o perder ostenta até agora, cinco títulos mundial. Por si só o fato já é causador de muitas dúvidas por anos e anos. O descrédito não está numa apresentação em campo apenas, mas numa forma de pensar a estrutura do futebol. Após a tragédia do Mineirão o que se fez pelo futebol brasileiro?
SEGUNDO. As Manifestações de Junho de 2013 tiveram como uniforme a camisa da seleção. É fato a associação da amarelinha a um movimento contra a corrupção (será?). Qual o resultado disso tudo? Apenas alguns presos e uma política elitista que a poucos interessa e que faz as conquistas sociais de outrora recuarem. Então a associação da amarelinha com o fracasso político somado a desesperança pode ser um bom argumento.
TERCEIRO. O torcedor urso. Não falo do perfil satírico do Twitter, mas do torcedor que hiberna durante quatro anos e volta só agora. Mas a volta dele é complicada. Ele grita sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor, mas do que ele mesmo se orgulha? Não consome futebol, é indiferente a tudo e apenas vibra com cobrança de lateral e pouco agrega.
QUARTO. O eurocentrismo da seleção tem distanciado a torcida. Um torcedor urso não faz ideia que é Alisson, Danilo, Fred (é o mesmo da copa passada?) e alguns que nunca se firmaram aqui, só lá, na Europa. Os jogadores estão cada vez mais distantes dos torneios domésticos e o sucesso deles e o dia a dia não é uma informação consumida pelos ursos brasileiros.
![]() |
| Albio Melchioretto albio.melchioretto@gmail.com @amelchioretto |
SEXTO. A mediocridade dos grandes grupos de comunicação. Passam horas e horas discutido a queda de Neymar, o cabelo de Neymar, as mídias sociais do Neymar, o comentário do pai de Neymar... o mundo está chato para caramba. Se os grupos que dominam a informação preocupados em fazer o factual com responsabilidade social, talvez, e só talvez, pudéssemos ter uma reflexão mais apurada do esvaziamento do clima de copa.
SÉTIMO. Sobre a instituição FIFA WORLD CUP pairam dúvidas. Eleições fraudas na escolha dos países sede, construção de elefantes brancos, ausência de um legado real do pós-copa e todas as denúncias de corrupção que vemos.
Se são tantos os motivos, porque alguns de nós ainda insistem? PRIMEIRO E ÚNICO: somos apaixonados pelo futebol.
E você leitor, porque acompanha a copa?
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.



Eu vou focar no segundo motivo. Tem muitos brasileiros que associam as crises sociais brasileiras a tudo, isso é verdade, mas o país Brasil é uma bagunça faz tempo, essa bagunça não começou em 2013, como vc quer insinuar, vem de muito tempo já. O fato das pessoas usarem a camisa da seleção em protestos, pra mim significa usar uma vestimenta que melhor representa o nosso país, nós só somos uma potência mundial no futebol e tem MUITA gente que se orgulha disso, então e mais do que compreensível que as pessoas usem em protestos uma roupa que represente esse orgulho, na esperança de mudar a realidade politico social do nosso país.
ResponderExcluirSó mais uma coisa. Quanto mais o Brasil for avançando na copa mais o clima da copa vai esquentar.
ResponderExcluirNão tinha clima de Copa até quinta-feira do início da Copa, agora todos só falam da Copa, seja dos jogos do Brasil ou dos outros países. Tenho visto inúmeras pessoas comentando, pessoas que pouco assistem futebol e perguntam se Senegal realmente é bom, se esse time da Bélgica é muito forte mesmo, que o Cristiano Ronaldo joga sozinho.
ResponderExcluirObs: a crise política do Brasil é muito anterior a 2013. Vamos ter menos politicagem nas postagens, é melhor. Informações políticas devem ser neutras e bem analisadas, igual sobra das análises esportivas.
Só um pitaco sobre as manifestações de 2013: análise rasa das mesmas. Movimentos de esquerda também se manifestaram, principalmente contra um governo reformista e que ofereceu mínimas e frágeis conquistas sociais em troca da velha submissão ao imperialismo norte-americano e europeu.
ResponderExcluirO termômetro da copa é a audiência da TV, que está alta,por tanto não faz nem um sentido a opinão do colunista.
ResponderExcluirA cidade/região visitada pelo colunista é uma exceção. Até o Nove Dedos que vive seus dias de presidiário virou comentarista por carta da Copa.
ResponderExcluirAmigo sou leitor de carteirinha das suas colunas aqui no site mais dessa vez você errou, o clima da copa tá aí, sua região pode ser diferente do resto do país, a Copa tá aí, o povo comentando jogo da Alemanha, Argentina, na rua, em todo lugar, vários bares transmitindo os jogos seja qual for a seleção, a coluna ai foi mau pensada. Falou em copa, falou brasil, independente de crise política ou o que for
ResponderExcluirAmigo sou leitor de carteirinha das suas colunas aqui no site mais dessa vez você errou, o clima da copa tá aí, sua região pode ser diferente do resto do país, a Copa tá aí, o povo comentando jogo da Alemanha, Argentina, na rua, em todo lugar, vários bares transmitindo os jogos seja qual for a seleção, a coluna ai foi mau pensada. Falou em copa, falou brasil, independente de crise política ou o que for
ResponderExcluir