A Globo é a principal força do mercado que defende a reforma do calendário do futebol brasileiro com objetivo de aumentar as receitas com o pay-per-view que é sua principal aposta para o futebol. De acordo com o UOL Esporte, por Rodrigo Mattos, os Estaduais provocam quedas na arrecadação do pacote global.
O movimento da emissora, porém, sofre resistência das federações estaduais. Foi instituída uma comissão pela CBF para discutir o calendário para 2020, que analisaria redução dos Estaduais, mas até agora os trabalhos estão estagnados.
A Globo tem três plataformas para ganhar dinheiro com os estaduais. Na TV Aberta, é com publicidade e os certames entram no pacote do ano e têm que proporcionar de 90 a 100 dias com transmissões de futebol no canal. Na TV Fechada, a SporTV segue recebendo dinheiro de assinantes durante esse período.
(Reprodução) |
Um número significativo de assinantes do pay-per-view mantém seu pacote de maio a novembro ou dezembro, exatamente no período do Brasileiro. Há uma debandada em massa em dezembro e em geral o retorno só se dá depois dos Estaduais.
Na avaliação da Globo, está claro que o problema seria sanado se a competição mais nobre que é o Brasileiro fosse estendido por dez meses da temporada. Com o Nacional em curso, os torcedores se interessam por um grande número de jogos em um produto mais atrativo.
Em contraponto, os presidentes de federações sabem que há um problema e tem um temor de que a emissora pare de investir nos Estaduais. Isso é motivo de discussão constante entre eles. Sem a Globo, os dirigentes sabem que as competições se tornam inviáveis financeiramente. Por isso, há a comissão formada pela CBF para discutir o assunto.
Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.
A Globo está pouco se lixando para o calendário nacional de futebol, ela só pensa nela e no dinheiro.
ResponderExcluirXi vai ser briga de bandido grande.
ResponderExcluirOps, briga de cachorro grande.
eu só assisto jogos na TNT e FOX sport. Se depender da GLOBO ela nunca vai fazer a torcida do Palmeiras crescer na Região NORTE e NORDESTE, assim como ela fez na década de 80 e 90 pelo FLAMENGO. o q importa e o lucro q ela já conquistou. e não mudar o sistema.
ResponderExcluirTem clube que não tem torcida em outras regiões e culpam a televisão. Patético.
ResponderExcluirEssa desgraça de pay-per-view, nem devia existir. Porque futebol é pra todos. E EXCLUSIVIDADE é uma merda!
ResponderExcluirA própria emissora ta admitindo q os estaduais se tornaram peso morto, visto q o foco no período eh Copa do Brasil e Libertadores.
ResponderExcluirComo eu resolveria: jogos no 1° trimestre em datas fifa e uma parada em junho para as decisões, abrindo possibilidades dos clubes fazerem excursões caso não joguem no início ou decidam com time misto, alem dos pequenos jogarem um pouco mais de tempo
... E Brasileirão começando no meio de Fevereiro, lembrando um pouco os formatos de Apertura & Clausura
ResponderExcluirE a CBF mais uma vez assiste calada a Globo ditar como tem que ser o campeonato.
ResponderExcluirCampeonato Brasileiro deveria ser como e os campeonatos na Europa começar no ano e terminar no outro por exemplo podia começar em Setembro e terminar em junho do outro ano
ResponderExcluirEssa aberração aqui jamais.
Excluir