O BRASILEIRÃO QUE VOCÊ NÃO VERÁ.
As postagens em mídias sociais podem ser importantes para pensar alguns problemas. Elas são uma rica fonte de informações para problematizar o cotidiano. Um bom exemplo é a ausência da Sociedade Esportiva Palmeiras na televisão aberta e no pay-per-view – PPV, no Brasileirão 2019. Inúmeras postagens de usuários virtuais torcendo por canais na negociação dos direitos. Algumas postagens bem fortes com palavrões, outros, a grande maioria torcendo pelo clube. No jogo entre CSA – futuro clube chinês versus Palmeiras, cartazes de palmeirenses comemorando a não assinatura com o grupo Globo. Prefiro torcer pelo time no campo e olhar mais criticamente o problema e a atuação extra-campo.
Colunista comenta a negociação do Palmeiras com o Grupo Globo e o risco de jogos do Brasileirão sem TV (Reprodução) |
No jogo contra o CSA, torcedores de Palmeiras via celular transmitiram parte do jogo por meio do YouTube, com uma “live”. O sinal foi cancelado, a pedido do departamento jurídico do Grupo Globo. Uma questão de legalidade. O direito de transmissão tem um pertencimento. A mesma lógica prevalece sobre transmissões piratas na rede ou por receptores ilegais de sinal de televisão. São e estão proibidos pela lei. O fato do não-acordo não dá direito ao uso indevido de imagem. Um Estado Democrático de Direito prevê a regulamentação das ações por meio de contratos e penalidades em caso de desrespeito ao mesmo. Então, vociferar contra o canal de televisão ou comemorar a não-assinatura não faz sentido diante do regimento por meio de contratos. Mais inteligente que isto foi o movimento de cancelamento do PPV que muitos torcedores do Palmeiras motivaram via Twitter.
Albio Melchioretto albio.melchioretto@gmail.com @professoralbio |
Como dito na coluna #238, este imbróglio nasce de um precedente que a própria Rede Globo criou ao implodir o Clube dos 13 para negociações individualizadas. Menos jogos da televisão e maior pagamento aos clubes. Consequência direta, desvalorização do produto Campeonato Brasileiro. É tão difícil aprender com a Premiere League como se faz?
Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no INSTAGRAM.
O clube fala que a grana ofertada é pouca, o canal diz que não tem como aumentar mais um centavo na verba, vida que segue, vamos pro campo que isso já é assunto vencido.
ResponderExcluir