Colunista ressalta o investimento esportivo da TV Cultura no ano de 2019.
(Reprodução) |
O ano de 2019 tem chegado ao fim. Penso que há dois fortes momentos no ano. O primeiro deles são as transmissões de basquete americano, NBA, na tela da BAND e o segundo, a volta das transmissões esportivas na TV Cultura. Penso que este, é o maior evento do esporte na televisão do ano. Talvez não em audiência e faturamento como na BAND, mas pelo resgate simbólico que envolve tal iniciativa. A TV Cultura, da mantenedora Fundação Padre Anchieta, subsidiada pelo governo do Estado de São Paulo já foi um referencial no país, segundo canal público criado no Brasil, o primeiro foi a TV UFPE. Criada em 1960 pelos Diários Associados e reinaugurada em 1969 pela Fundação tem uma longa história ligada ao esporte.
Na tela do Cultura já passaram as Copas do Mundo de Alemanha Ocidental-74; Argentina-78 e Espanha-82, esta última em parceria com a Rede Globo. Na década dos anos de 1990 passaram pela tela da Cultura a Champions, onde pela primeira vez via a competição; J-League e a Bundesliga. Em parceria com o Esporte Interativo o canal chegou a mostrar o Italiano e o Português, isso já na década passada. No ano de 2011, houve a transmitiu do 1º Campeonato Estadual de Seleções de Ligas Municipais. A Copa São Paulo Jr de 2020 é uma das novidades, nem tão novas, já esteve na grade do canal.
Albio Melchioretto albio.melchioretto@gmail.com @professoralbio |
Esporte é cidadania. Mostrar eventos esportivos ao vivo, como diversas vezes já apareceu na coluna, é também um dos pilares da televisão pública no Brasil. Enquanto acompanhamos a agonia da TV Escola, ver iniciativas como da TV Cultura, e outras como TVE-RS no futsal gaúcho e a Cultura do Pará com o futebol local nos faz ver que ainda resta um suspiro de bom senso e compreensão da necessidade do espaço público no esporte.
E para você nobre leitor, qual foi o maior “ganho” esportivo na televisão brasileira em 2019?
Esperamos mais da Tv Cultura por sua tradição. Até a Seria A2 do Paulista já transmitiram. Tão bem feito que foi, que a Globo cresceu o olho.
ResponderExcluir