Coluna do professor #398: A RedeTV! acertou um tochdown

Divulgação/RedeTV!

Medir a audiência é uma atividade essencial para um canal de televisão, traz diversos benefícios. Por meio da medição, o canal pode saber quais programas e horários são mais assistidos e apreciados pelo público, ajudando a atrair anunciantes e aumentar a receita com a publicidade.

Além disso, a medição fornece dados valiosos sobre o perfil, as preferências e os hábitos de consumo de mídia do público-alvo, auxiliando no planejamento e na tomada de decisões estratégicas sobre o conteúdo a ser produzido e veiculado. A medição também possibilita a comparação com outros canais e a análise da concorrência, o que permite ao canal se posicionar melhor no mercado e se adaptar às mudanças e demandas dos telespectadores.

Para medir a audiência da TV, a Kantar Ibope Media utiliza um dispositivo que capta o áudio dos programas assistidos pelos telespectadores. Esse método permite identificar a preferência do público. Além disso, a Kantar Ibope Media também analisa outros dados, como o share (a participação de cada emissora na audiência total), o alcance (o número de pessoas que assistem a determinado programa, dia, mês, ano ou temporada) e o perfil (as características demográficas e socioeconômicas dos telespectadores).

A final do torneio estadunidense de futebol americano, o Super Bowl, no primeiro domingo de fevereiro, a RedeTV! atingiu a média de 1 ponto, com pico de 1,3. A média de audiência no mês de janeiro foi de 0,21 pontos. O canal ficou na sexta posição. Há tempos a RedeTV! deixou de ser a “rede que mais cresce no Brasil”. No mês, ficou com o mesmo índice da TV Brasil, e pouco acima da TV Cultural, sétima posição.

A pontuação da RedeTV!, no mês de janeiro, significa uma audiência 52 vezes menor que a da Rede Globo, líder absoluta. Entretanto, durante o Super Bolw, a audiência foi apenas 12 vezes menor que a líder, e quase 5 vezes maior que a média de janeiro.  Nenhum evento na emissora líder faz sua audiência ser 5 vezes maior. A RedeTV! conseguiu uma proeza maior que a Globo.

O esporte é um dos conteúdos mais procurados e consumidos pelos telespectadores, desperta o interesse, a emoção e a identificação dos fãs. É uma fonte de informação, entretenimento e lazer, que atrai diferentes públicos e segmentos. Por isso, o esporte é fundamental para a audiência de um canal de televisão por aumentar o engajamento, a fidelidade e a satisfação dos telespectadores, além de gerar oportunidades de negócios e parcerias com patrocinadores, anunciantes e eventos esportivos. O esporte também contribui para a diversificação e a qualidade da grade de programação, oferecendo conteúdos variados, dinâmicos e relevantes para o público.

Eu diria, o esporte na televisão não é aposta, mas acerto, no mínimo um field goal, senão, um tochdown.

Sobre o autor:
Prof. Dr. Albio Fabian Melchioretto (www.albiofabian.com). Doutor em Desenvolvimento Regional. Professor pesquisador ligado a Faculdade SENAC Blumenau. 

1 Comentários

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Postagem Anterior Próxima Postagem