![]() |
| Foto: Ricardo Duarte/Internacional |
Sempre que saio a noite do trabalho, venho pela estrada ouvindo alguma rádio esportiva. Gosto de acompanhar jogos de futebol. Geralmente, tenho disponível, Rádio Bandeirantes Itaberá e CBN Vale do Itajaí, quando não uso alguma webrádio. O rádio apresenta possibilidades de bons debates e a possiblidade de acompanhar alguns jogos na solidão da estrada. As cidades interioranas carecem de opções esportivas, sinto que tudo no dial é “popular hits” ou rádio-culto. Aleluia irmãos!
O último jogo que acompanhei foi Internacional vs. Corínthians, pela Rádio Bandeirantes. Estava tudo indo muito bem até Alexandre Praetzel e Ronaldo Giovanella discordarem de um lance. O contraditório acrescenta. Os dois, por sua vez, entraram numa gritaria ao vivo, em rota de discordância. Depois de muito gritar, o narrador retoma o controla de transmissão e ela segue seu ritmo até o ponto final.
Quando escrevi sobre a educação do podcast Meio Campo (#426), me referia a isso, a civilidade do debate. A gritaria como problema, presente em vários programas distancia o espectador. Alguns chamariam de popularesco, mas vejo como ausência de conteúdo. A cultura popular é rica, mas aqui, há uma pobreza analítica. O jogo fica em segundo plano para agradar factoides de torcida, de tal forma que comentarista se tornou representante de torcedor bêbado.
O caso da Rádio Bandeirantes lembrou-me de que precisamos reaprender a fazer jornalismo esportivo com elegância. O contraditório é fundamental para o debate, mas ele acontece no respeito. A gritaria não marca apenas a falta de respeito entre os partícipes, mas é uma agressão ao ouvinte. Em tempos de tanta homenagem e lembranças a Paulo Soares, o amigão, aprendemos que a discordância veemente pode ser controlada com o diálogo e disposição para fazer comunicação da melhor forma possível.
Haverá qualidade, ou tudo se reduz a berros para registrar o maior grito de audiência?
Sobre o autor:
Prof. Dr. Albio Fabian Melchioretto (www.albiofabian.com). Doutor em Desenvolvimento Regional. Professor pesquisador ligado a Faculdade SENAC Blumenau, editor do podcast, Tecendo Ideias (Top 100 Education Podcasts).

