![]() |
Foto: Reprodução/X |
O jornalismo esportivo brasileiro perdeu uma de suas vozes mais emblemáticas. Ivan Zimmermann, narrador que se destacou na cobertura de esportes americanos, especialmente a NFL, faleceu aos 64 anos em decorrência de um acidente de carro na Flórida, Estados Unidos, onde residia.
NOVIDADE
Conheça o Portal Minha Telinha: o mundo da TV, dos filmes, séries e celebridades para você
Nascido em Blumenau, Santa Catarina, Zimmermann mudou-se para São Paulo aos 10 anos. Formou-se em jornalismo pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo em 1984. No ano seguinte, acompanhou a comitiva do então presidente José Sarney aos Estados Unidos para cobrir a reunião anual da ONU. Após essa experiência, decidiu fixar residência nos EUA, onde exerceu diversas atividades, incluindo motorista de carreta e limusine.
Em 1992, retornou ao jornalismo esportivo, ingressando na ESPN. Lá, narrou Copas do Mundo, Olimpíadas e as principais ligas americanas, como NFL, NBA, NHL e MLB. Seus bordões, como "fogo na bomba", "rasteja verme" e "hasta la vista, baby", tornaram-se marcas registradas e são lembrados até hoje pelos fãs.
Em 2004, de volta ao Brasil, integrou a equipe do Bandsports, cobrindo eventos de grande porte, incluindo as Olimpíadas de Atenas e Pequim, além do Pan do Rio. Em 2006, participou da cobertura da Copa do Mundo na Alemanha pelo canal DirecTV.
A NFL Brasil manifestou pesar pela perda: "A NFL lamenta profundamente o falecimento do ex-narrador da Band e ESPN, Ivan Zimmermann, que teve um papel fundamental na popularização da NFL no Brasil". A ESPN Brasil destacou seu pioneirismo como uma das primeiras vozes da NFL no país, enquanto o BandSports afirmou que o jornalismo esportivo perde um grande profissional.
Ivan Zimmermann deixa um legado significativo no jornalismo esportivo brasileiro, sendo referência para narradores e fãs de esportes americanos que eternamente lembrarão de seus bordões e estilo inconfundível.