![]() |
Foto: Reprodução/Instagram |
A NFL anunciou oficialmente nesta quarta-feira (15) um acordo inédito com o YouTube para a transmissão exclusiva da partida entre Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs, marcada para o dia 5 de setembro, na Neo Química Arena, em São Paulo. Será a estreia da liga com um jogo de temporada regular no Brasil e também a primeira vez que uma partida da NFL será exibida ao vivo, na íntegra e gratuitamente no YouTube.
O acordo, que já vinha sendo especulado nos bastidores, representa um marco na estratégia de expansão internacional da liga. “Estamos animados em expandir nosso relacionamento com o YouTube para levar o jogo do Brasil deste ano para um público mundial”, declarou Hans Schroeder, vice-presidente-executivo de distribuição de mídia da NFL. “O YouTube e o YouTube TV são parceiros incríveis da NFL há vários anos e ostentam um imenso alcance global.”
Segundo a própria plataforma, o consumo de conteúdo da NFL no YouTube ultrapassou 350 milhões de horas em 2024. Para Mary Ellen Coe, diretora de negócios do YouTube, o passo é natural: “A transmissão gratuita do jogo para fãs ao redor do mundo marcará a primeira vez do YouTube com uma transmissão ao vivo da NFL, e faremos isso de uma forma que só o YouTube pode fazer, com uma experiência de visualização interativa e os criadores no centro da experiência”.
Transmissão no Brasil ainda é incerta
Apesar do anúncio de alcance global, a NFL deixou claro em seu comunicado que a partida não estará disponível em todos os países. “Jogo disponível no YouTube globalmente, exceto no Canadá e em alguns outros países”, diz o texto, sem detalhar se o Brasil está entre as exceções.
Por enquanto, não há definição oficial sobre quem exibirá o jogo para o público brasileiro. No país, os direitos de transmissão da NFL pertencem à ESPN, Disney+ e à RedeTV!, mas, conforme revelou o portal Máquina do Esporte, partidas realizadas fora dos Estados Unidos são tratadas com negociações específicas — o que deixa a exibição do chamado “São Paulo Game” em aberto.
A única certeza, de acordo com a política da liga, é que a partida será exibida em TV aberta nos mercados locais dos times envolvidos, ou seja, em Kansas City e Los Angeles. Já para os torcedores brasileiros, resta aguardar os próximos capítulos das negociações.
A partida entre Chiefs e Chargers abrirá a temporada 2025/2026 da NFL, e marca um novo capítulo na expansão internacional da liga — agora com os olhos voltados para o mercado latino-americano.